sexta-feira, 19 de março de 2010

Novo dino é o primeiro Ornitomimossauro da Europa

O novo dino europeu deve ser primo do Gallimimus da foto abaixo© Andrey Atuchin
O animal ainda nem tem nome ou descrição detalhada, mas segundo Octávio Mateus, do Museu de Lourinhã em Portugal, o fóssil encontrado na Bulgária é sim de um dinossauro avestruz, ou seja, um terópode onívoro.
O primeiro osso a que Octávio teve acesso, com apenas 10 centímetros, foi entregue ao Museu da Lourinhã em 2005 por um estudante de mestrado búlgaro, que buscava talvez uma descrição detalhada do que acreditavam ser um animal marinho. O osso era na verdade do terópode, com características evidentes disso, como o fato de o osso ser oco e ter marcas específicas de um osso do braço encontrado em dinossauros carnívoros.
Além deste grupo de dinossauros, só Aves, Pterossauros e Mamíferos tem ossos ocos e como não era obviamente um mamífero nem um pterossauro ou ave, só poderiam pertencer a um dino.
Segundo Mateus, o animal viveu no Cretáceo Superior da Europa e é um achado importante pois trata-se do primeiro registro mais concreto de um ornitomimossauro na Europa. O fóssil  se localiza no Museu de História Natural da Bulgária e foi datado pelo paleontólogo português como sendo de 65 milhões de anos atrás, data próxima da extinção dos dinossauros

Nenhum comentário:

Postar um comentário