quarta-feira, 10 de março de 2010

Dinossauros brasileiros


As espécies de dinossauros descobertas no Brasil são:
- Abelissauro: carnívoro e bípede que viveu durante o período Cretáceo, há cerca de 74 milhões de anos. Media cerca de 3 metros de altura, 7 metros de comprimento e pesava entre 1,5 e 2,5 toneladas. Veja imagem ao lado.

- Amazonssauro: foi uma espécie de dinossauro herbívoro e quadrúpede que viveu durante o período Cretáceo. Media em torno de 13 metros de comprimento, 5 metros de altura e pesava cerca de 10 toneladas. Esse dino foi encontrado na Amazônia e é um dos menores Saurópodes já descobertos. Esse dinossauro aparece na imagem principal do texto.

- Angaturama limai: era um dinossauro grande, podendo chegar a uns oito metros de comprimento e a pesar cerca de 1 tonelada. foi um Spinosauridae que viveu a 110 milhões de anos na Chapada do Araripe, Ceará.
- Carnossauro: viveu no período Cretáceo nas regiões onde hoje estão os estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso e Maranhão, onde podem ser encontrados dentes fósseis.

- Dinonico: o deinonico (Deinonychus antirrhopus, do grego "garra terrível") foi um dinossauro bípede e carnívoro pertencente à família dos dromeossauros, que viveu no início do período Cretáceo. Media cerca de 3 metros de comprimento e pesava aproximadamente 75 quilogramas. Era um carnívoro feroz que caçava em bando e parente do velociraptor. Quando ele caçava, pulava sobre a presa com os braços e as pernas estendidos. Assim como o velociraptor, ele andava apenas no terceiro e quarto dedos. Veja imagem ao lado.

- Espinossauro: viveu durante o período Cretáceo, principalmente na região que é hoje o norte da África. O Espinossauro foi o maior dinossauro carnívoro que já existiu, com adultos medindo em torno de 15 a 18 metros de comprimento e pesando entre 6 e 9 toneladas. Era um caçador habilidoso, alimentava-se de peixes, animais mortos e, às vezes, atacava outros dinossauros. Já foram desenterrados dentes do réptil no Maranhão. A vela nas suas costas talvez captasse o sol para aquecer o sangue, ou o vento, para esfriá-lo.


- Estauricossauro: foi uma espécie de dinossauro carnívoro e semi-bípede que viveu durante o período Triássico, tendo sido, inclusive, uma das primeiras espécies de dinossauros . Media em torno de 2 metros de comprimento e pesava cerca de 30 quilogramas. Ele possuía dentes pontudos e afiados e viveu no Rio Grande do Sul. Veja imagem ao lado.
- Estrutiomimo: foi uma espécie de dinossauro onívoro e bípede que viveu durante a segunda metade do período Cretáceo. Media em torno de 3,5 metros de comprimento, 2 metros de altura e pesava cerca de 150 quilogramas. É possível que ele tenha sido um dos dinossauros mais velozes de todos os tempos. Ele viveu no estado da Paraíba.


- Guaibasaurus candelariensis: fósseis encontrados na Formação de Santa Maria, Rio Grande do Sul, do fim do Triássico.
- Mirischia asymmetrica: celurossauro terópode e carnívoro de aproximadamente 2 metros, semelhante ao Compsognathus (Europa) e ao Sinosauropteryx (Ásia). Viveu no início do Cretáceo. Fósseis encontrados na Formação de Santana, Ceará.

- Ornitisco: herbívoros de tamanhos variados, podiam ser tanto bípedes como quadrúpedes. O espécime brasileiro, recentemente descoberto, tinha 1,5 metro de comprimento e viveu há 230 milhões de anos.
- Prestosuchus chiniquensis: grande carnívoro do período Triássico, viveu há cerca de 225 milhões de anos na Formação de Santa Maria, RS.

- Saturnalia tupiniquim: foi um dos mais antigos dinossauros encontrados até hoje, tendo vivido entre 227.4 a 220.7 milhões de anos atras, no periodo triássico. O saturnalia não era um dinossauro muito grande, mas devia ser muito inteligente, como os Troodontes. Ele possuía uns 2 metros de comprimento, 1,8 metros de altura e pesava uns 20 quilogramas.
- Santanaraptor placidus: foi um dinossauro terópode (carnívoro), bípede e de tamanho modesto que viveu há cerca de 110 milhões de anos no nordeste do Brasil, mais precisamente na formação de Santana, Bacia do Araripe (CE). Calcula-se que o Santanaraptor adulto pudesse alcançar 2,5 metros. Viveu durante o período Cretáceo.

- Titanossauro: foi uma espécie de dinossauro herbívoro e quadrúpede que viveu no fim do período Cretáceo, entre 83 e 65 milhões de anos atrás na região da Índia. Media em torno de 15 metros de comprimento, 5 metros de altura e pesava cerca de 10 toneladas.

- Unaysaurus tolentinoi: foi uma espécie de dinossauro herbívoro e bípede que viveu durante o período Triássico. Media 2,5 metros de comprimento, tinha 70 centímetros de altura e pesava cerca de 70 
quilogramas.
 
-Gondwanatitan Faustoi:
    O Gondwanatitan cujo nome significa " Titã de Gondwana " e recebeu este nome devido a ele ter vivido no continente cretáceo Gondwana (que na época abrigava a Índia e todos os continentes do hemisfério sul). Este magnífico animal era um legítimo saurópode brasileiro. Viveu há aproximadamente 80 milhões de anos atrás durante o período Cretáceo no Brasil.
    O Gondwanatitan tinha 8 metros de comprimento e 2 metros de altura. Diferente dos outros saurópodes que têm a tíbia curvada para dentro da pata, a tíbia do Gondwanatitan era quase totalmente reta. Tinha um andar arrastado e se deslocava em grandes manadas, trilhando caminhos à beira de lagos, pântanos e vales de rios, muito comuns na região central do Brasil cretáceo.
 
-Iguanodonte- Grande herbivoro iguanodontideo tinha uma garra nas maos no lugar dos dedoes tanto usado para tirar as plantas mais dificeis quanto para se defender dos predadores. Acredita-se que andavam em manadas de ate 10.000 animais, viveram principalmente nos eua e europa, mas eram muitos migratorios,entao acredita-se que viveu por alguns outros paises proximos, tinha 5 metros de altura
e 10 metros de comprimento e cerca de 5 toneladas
Obs: Quando erguia-se sobre as patas trazeira, alcançava uma altura considerável, o que lhe servia de vantagem na luta com os adversários
 
-Pterossauros- Ja foram encontrados aqui cerca de 20 especies,nao vou postar sobre elas por que nao sao considerados dinos e sao muitos.
-Estegossauros-  Aqui ja foram encontrados pegadas de estegossauros, dinos com 4 metros de altura,vivia em bandos, tinha 9 metros de comprimento e cerca de 4 toneladas.

-Picnonemossauro- Um dino tao grande e feroz quanto o Tiranossauro Rex, ele tinha um focinho curto como o do carnotauro mas uma mordida nao menos potente, porem teria  3 metros de Altura, 10 Metros de comprimento (Embora os cientistas achem que eles poderiam ultrapassar os 10 metros de comprimento) Tinha 4 Toneladas e caçava em bandos.

-Sacissauro-
O sacissaurus tinha 1,5 m de comprimento e 70 cm de altura. Suas pernas longas e fortes indicam que ele era um animal veloz. Segundo o paleontólogo Jorge Ferigolo, da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul, os maiores dentes da espécie mediam 3 mm.
A mandíbula bem conservada indica que o sacissauro possuía uma boca especializada em mastigação de plantas, o que caracteriza uma alimentação herbívora. Pesquisas mais aprofundadas tentarão agora definir se o sacissauro foi o mais antigo dinossauro herbívoro ornitísquio. Uma de suas fortes características do grupo, é o "bico" curvo e sem dentes, o osso pré-dentário. No sacissauro, esse osso é duplo, formado pela fusão de duas projeções ósseas. Em espécies como o Triceratops, é um osso único. Os especialistas explicam que, por se tratar de um ornitísquio, o Sasissauro estaria no meio do caminho da formação do pré-dentário.
Através da análise de algumas das suas particularidades morfológica, é sugerida uma proximidade filogenética com o silessauro.

-Pegadas encontradas- Aqui foram encontradas pegadas de dinos semelhantes a Velociraptors, Estegossauros, e iguanodontes

-MINHA TEORIA- Minha teoria e que realmente o Brasil foi o Paraiso dos Sauropodes e dos Pterossauros(VERDADEIRO), entao como foi o paraiso dos herbivoros e sauropodes,eles talvez viessem para ca(especies herbivoras de outros paises como a Argentina.)
   Dai como os herbivoros migrando-se para ca, os carnivoros tambem viessem seguindo a manadas e caçando de vez em quando ate chegar aqui, e como aqui tambem foi o paraiso dos pterossauros, talvez os dinossauros pescadores seguissem os pterossauros por que sabem que eles vao pro rio, e onde tem rio, tem peixes.

-OUTROS DINOS!!!- Acredita-se que outras especies de outros paises podiam ter vivido aqui,como na Argentina, por que sao paises encostados um no outro, e na pre historia nao teria barreiras e se os dinossauros de outros paises da America do Sul podiam ter vivido aqui, poderiam entao, especies magnificas como o Giganotossauro, Megaraptor,Carnotaurus,Argentinossauros entre outros...
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário