domingo, 31 de janeiro de 2010

Therizinossauro

O esqueleto de Therizinossauro foi descoberto em 1979 por uma Expedição Paleontológica, no Deserto de Gobi na Mongólia. Como a maioria dos animais viventes eles gastavam muito tempo se alimentando mais que em qualquer outra atividade. Eles enganchavam nas folhagens pacientemente com seus membros dianteiros e os puxava para sua boca. É muito provável que dobrando seus membros dianteiros, o peso que suas patas traseiras suportava dobraria e ocasionalmente ocorreria fratura mais facilmente.

Uma ótima habilidade para desfolhar permitiu que o Therizinossauro ocupasse um nicho ecológico inacessível até então para os herbívoros contemporâneos. Também foi especulado que eles usariam suas garras para coletar e alimentar-se de raízes. Pesavam aproximadamente 3,3 toneladas e possuíam até 10 metros de comprimento. Na verdade o Therizinossauro era terópode um carnívoro que se tornou herbívoro, por isso possuí garras de carnívoro e corpo, ainda em processo de adaptação de herbívoro.

Há indícios de que ele deveria possuir penas no corpo. Diversos ovos de Therizinossauro foram encontrados fossilizados e demonstram claramente como seria o corpo deste estranho e belo animal.

Dados do Dinossauro:
Nome Científico: Therizinosaurus cheloniformis
Época: Cretáceo, entre 85 à 70 milhões de anos atrás
Local onde viveu: Ásia, Deserto de Gobi na Mongólia
Peso: Cerca de 3,3 toneladas
Tamanho: até 10 m de comprimento e 4,6 m de altura
Alimentação: herbívora

Nenhum comentário:

Postar um comentário