Picnonemossauro: o maior predador brasileiro
![](http://3.bp.blogspot.com/_K5URYlf_oPE/Sr1k0yOQE2I/AAAAAAAAAFs/N350Bo4AAUU/s400/pycnonemosaurus+n.png)
Este é o Picnonemossauro (significa "lagarto da mata densa"), esse cara viveu no que é hoje o Brasil. É isso mesmo, um brazuca! Eu estava com saudade de um terópode e resolvi falar claro de um carnívoro brasileiro.
O Pycnonemosaurus nevesi, era a espécie que vivia aqui de 80 a 70 milhões de anos atrás. Chegava a dimensões médias de 8 metros de comprimento e 3 metros de altura. No entanto afirma-se que o Picnonemossauro ultrapassasse os 9 metros de comprimento. Seu peso era bem elevado, cerca de 4 toneladas.
![](http://2.bp.blogspot.com/_K5URYlf_oPE/Sr14V5x3tMI/AAAAAAAAAF8/Vjp7WReNfDg/s400/Pycnonemosaurus_e_Maxakalisaurus_maurilio.jpg)
Bando de Picnonemossauros atacando um Maxakalissauro
Imagem por Maurilio
Analisando o ambiente em que o Picnonemossauro viveu, pode-se concluir que por volta de 80 a 70 milhões de anos atrás o Brasil era muito hostil. Naquela época dominava a cadeia alimentar o Picnonemossauro, outro carnívoro que rivalizava com ele era o Abelissauro que tinha um porte bem similar. Se as duas espécies caçassem em bandos e por acaso dois grupos de espécies diferentes se encontrassem em uma caçada a saurópodes, poderia haver um grande confronto e uma sanguinária carnificina. Os herbívoros encontrados aqui eram saurópodes enormes como o Antarctossauro, Uberabatitan, Adamantissauro, Maxakalissauro e muitos outros. Se dinossauros encontrados na Argentina também andassem no Brasil, haveria muito mais carnívoros de grande porte como o Aucassauro e gigantes herbívoros como o Futalongkossauro
Nenhum comentário:
Postar um comentário